Olá a
Todos!
Segue
dicas de livros didáticos infantis para a leitura, com o objetivo de incentivar
a leitura autônoma. Vale a pena conferir:
Literatura Infantil Brasileira
Autor: ARROIO, Leonardo
Editora: Unesp, 3ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Brasileira – Teoria e crítica literária.
Sinopse: Esse livro de 2011 procura apresentar um panorama da literatura nacional que circulou entre as crianças brasileiras, tomando por ponto de partida a literatura oral e chegando até a produção de Monteiro Lobato.
Autor: ARROIO, Leonardo
Editora: Unesp, 3ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Brasileira – Teoria e crítica literária.
Sinopse: Esse livro de 2011 procura apresentar um panorama da literatura nacional que circulou entre as crianças brasileiras, tomando por ponto de partida a literatura oral e chegando até a produção de Monteiro Lobato.
Literatura Infantil Brasileira – Um guia para
professores e promotores de leitura
Autor: SILVA, Vera Maria Tietzmann
Editora: Canone Editorial, 1ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Brasileira – Pedagogia.
Sinopse: Este livro de 2008 começa apresentando a questão da leitura na escola, a autora situa a literatura infantil no contexto da produção narrativa ficcional, de raízes longínquas, detendo-se, depois, na análise de seis autores brasileiros. No percurso, recomenda leituras, sugere material de apoio, propõe atividades.
Autor: SILVA, Vera Maria Tietzmann
Editora: Canone Editorial, 1ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Brasileira – Pedagogia.
Sinopse: Este livro de 2008 começa apresentando a questão da leitura na escola, a autora situa a literatura infantil no contexto da produção narrativa ficcional, de raízes longínquas, detendo-se, depois, na análise de seis autores brasileiros. No percurso, recomenda leituras, sugere material de apoio, propõe atividades.
Dicionário Crítico da literatura infantil e juvenil
brasileira
Autora: COELHO, Nelly Novaes
Editora: IBEP Nacional
Conteúdo relacionado: Literatura Brasileira – Teoria e crítica literária.
Sinopse: Este livro de 2006 é uma obra essencial para quem precisa e quer conhecer o panorama da literatura infanto-juvenil brasileira de hoje. E mesmo de ontem. O livro apresenta um detalhado esboço histórico dessa literatura, a partir dos primórdios, no século dezenove, até o século vinte inteiro, anos 70 a 90, até os dias atuais.
Autora: COELHO, Nelly Novaes
Editora: IBEP Nacional
Conteúdo relacionado: Literatura Brasileira – Teoria e crítica literária.
Sinopse: Este livro de 2006 é uma obra essencial para quem precisa e quer conhecer o panorama da literatura infanto-juvenil brasileira de hoje. E mesmo de ontem. O livro apresenta um detalhado esboço histórico dessa literatura, a partir dos primórdios, no século dezenove, até o século vinte inteiro, anos 70 a 90, até os dias atuais.
Como usar a literatura infantil na sala de aula
Autora: FARIA, Maria Alice
Editora: Contexto, 1ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura – Pedagogia.
Sinopse: Este livro de 2004 apresenta como trabalhar na escola o universo lúdico da literatura infantil? Ao escrever este livro, a autora Maria Alice Faria faz a proposta de não reduzir a literatura infantil apenas à abordagem pedagógica, mas, além disso, de buscar capacitar educadores e animadores de leitura para perceber os detalhes dos livros para crianças.
Autora: FARIA, Maria Alice
Editora: Contexto, 1ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura – Pedagogia.
Sinopse: Este livro de 2004 apresenta como trabalhar na escola o universo lúdico da literatura infantil? Ao escrever este livro, a autora Maria Alice Faria faz a proposta de não reduzir a literatura infantil apenas à abordagem pedagógica, mas, além disso, de buscar capacitar educadores e animadores de leitura para perceber os detalhes dos livros para crianças.
Conto de Fadas
Autores: GAGLIARDI, Eliana e AMARAL, Heloisa
Editora: FTD, 2ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura – Pedagogia.
Sinopse: Este livro de 2002 apresenta o conto de fadas, tão apreciado pelas crianças, é um gênero de discurso privilegiado para o ensino de leitura escrita. O encantamento que essas histórias trazem atrai as crianças para sua leitura; a estabilidade de seus elementos favorece a aprendizagem da escrita do gênero. Este livro utiliza os elementos principais do gênero conto de fadas como base de um trabalho no qual atividades e exercícios interligados, com objetivos bem definidos, permitem a abordagem integrada de leitura, escrita e gramática, eliminando as segmentações usuais no ensino de língua materna.
Autores: GAGLIARDI, Eliana e AMARAL, Heloisa
Editora: FTD, 2ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura – Pedagogia.
Sinopse: Este livro de 2002 apresenta o conto de fadas, tão apreciado pelas crianças, é um gênero de discurso privilegiado para o ensino de leitura escrita. O encantamento que essas histórias trazem atrai as crianças para sua leitura; a estabilidade de seus elementos favorece a aprendizagem da escrita do gênero. Este livro utiliza os elementos principais do gênero conto de fadas como base de um trabalho no qual atividades e exercícios interligados, com objetivos bem definidos, permitem a abordagem integrada de leitura, escrita e gramática, eliminando as segmentações usuais no ensino de língua materna.
A psicanálise dos contos de fadas
Autor: BETTELHEIM, Bruno
Editora: Paz e Terra, 21ª edição
Conteúdo relacionado: Psicanálise – Contos de Fadas.
Sinopse: Nesse livro de 2007 o autor faz uma radiografia de conhecidas histórias para crianças, procurando evidenciar seu verdadeiro significado. Os contos de fadas considerados pelos pais e educadores até pouco tempo como 'irreais', 'falsos' e cheios de crueldade, são, para as crianças, o que há de mais real, algo que lhes fala, em linguagem acessível, do que é real dentro delas. A obra mostra as razões, as motivações psicológicas, os significados emocionais, a função de divertimento, a linguagem simbólica do inconsciente que estão subjacentes nos contos infantis.
Autor: BETTELHEIM, Bruno
Editora: Paz e Terra, 21ª edição
Conteúdo relacionado: Psicanálise – Contos de Fadas.
Sinopse: Nesse livro de 2007 o autor faz uma radiografia de conhecidas histórias para crianças, procurando evidenciar seu verdadeiro significado. Os contos de fadas considerados pelos pais e educadores até pouco tempo como 'irreais', 'falsos' e cheios de crueldade, são, para as crianças, o que há de mais real, algo que lhes fala, em linguagem acessível, do que é real dentro delas. A obra mostra as razões, as motivações psicológicas, os significados emocionais, a função de divertimento, a linguagem simbólica do inconsciente que estão subjacentes nos contos infantis.
Contando histórias, formando leitores
Autoras: MACHADO, Ana Maria e ROCHA, Ruth
Editora: Papirus 7 Mares
Conteúdo relacionado: Literatura Infantil – Pedagogia.
Sinopse: Nesse livro de 2011 as autoras buscam mostrar como a literatura infantil pode influenciar na formação e desenvolvimento das crianças e dos jovens. Elas defendem que através da literatura os leitores entram em contato com o conhecimento e as experiências dos escritores, podendo vislumbrar modos diversos de viver e pensar, contribuindo para uma formação de repertório.
Autoras: MACHADO, Ana Maria e ROCHA, Ruth
Editora: Papirus 7 Mares
Conteúdo relacionado: Literatura Infantil – Pedagogia.
Sinopse: Nesse livro de 2011 as autoras buscam mostrar como a literatura infantil pode influenciar na formação e desenvolvimento das crianças e dos jovens. Elas defendem que através da literatura os leitores entram em contato com o conhecimento e as experiências dos escritores, podendo vislumbrar modos diversos de viver e pensar, contribuindo para uma formação de repertório.
Contar & Encantar pequenos segredos da
narrativa
Autora: BUSSATO, Cléo
Editora: Vozes, 5ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Infantil – Pedagogia.
Sinopse: Nesse livro de 2010 a autora apresenta a arte de contar histórias que encantam crianças, jovens e adultos.
Autora: BUSSATO, Cléo
Editora: Vozes, 5ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Infantil – Pedagogia.
Sinopse: Nesse livro de 2010 a autora apresenta a arte de contar histórias que encantam crianças, jovens e adultos.
Técnicas de contar histórias
Autora: DOHME, Vânia D’Angelo
Editora: Vozes, 1ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Infantil – Pedagogia.
Sinopse: Nesse livro de 2010 a autora apresenta diversas técnicas e recursos para contar histórias.
Autora: DOHME, Vânia D’Angelo
Editora: Vozes, 1ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Infantil – Pedagogia.
Sinopse: Nesse livro de 2010 a autora apresenta diversas técnicas e recursos para contar histórias.
Para contar histórias
Autora: LISBOA, Marcia
Editora: WAK, 1ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Infantil – Pedagogia.
Sinopse: Esse livro de 2010 é para aqueles que buscam técnicas a fim de melhorar o uso dos seus recursos pessoais, como a voz e o corpo, e para professores, profissionais ou qualquer um que busque sugestões, projetos e textos adaptados.
Autora: LISBOA, Marcia
Editora: WAK, 1ª edição
Conteúdo relacionado: Literatura Infantil – Pedagogia.
Sinopse: Esse livro de 2010 é para aqueles que buscam técnicas a fim de melhorar o uso dos seus recursos pessoais, como a voz e o corpo, e para professores, profissionais ou qualquer um que busque sugestões, projetos e textos adaptados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário